CAIXA DE CULTURA DO SESI-SP PROMOVE OFICINA EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA POESIA

13/03/2019

No último dia 12 de março a agente de leitura Renata Fuentes esteve presente na Entidade para realizar a troca dos exemplares dispostos no acervo da Caixa de Cultura.

Com a finalidade de incentivar a leitura e sensibilizar para a apreciação artística, a agente de leitura Renata desta vez trouxe junto aos novos livros uma oficina para confecção de Abayomi, bonecas negras feitas com retalhos, que se tornou um símbolo de resistência. Abayomi, significa 'Encontro precioso', em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano.

Renata explicou que as Abayomi serviam como amuleto de proteção e eram feitas por escravas negras durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que eram utilizados para transportar escravos entre a África e o Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas somente com tranças e nós.

O tema faz alusão ao mês da poesia e ao aniversário do poeta brasileiro Castro Alves, que tem como um dos seus principais sucessos o poema "O Navio Negreiro", onde o autor aborda o tema da escravidão no Brasil.

A Caixa de Cultura é uma parceira do CAMP Cubatão com o SESI que tem por objetivo agregar novos conhecimentos através da leitura, que aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Os livros têm uma importância fundamental na vida de adolescentes e adultos, melhorando a criatividade e imaginação, além de aperfeiçoar a comunicação e o vocabulário.

Para verificar os livros disponíveis e leva-los para ler, basta acessar o piso superior da Entidade que a caixa se encontra na porta da sala da Coordenação pedagógica. O empréstimo dos livros tem duração de 15 dias, podendo ser renovados pelo mesmo período de tempo.