Histórico

Fundado em 1º de setembro de 1971 pelo português Mário dos Santos e a colaboração de mais 60 figuras importantes do município, o CAMP, primeiramente denominado Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Cubatão, começou suas atividades baseado-se nas iniciativas promovidas pelo então Juiz de Direito da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, Marino da Costa Terra.

O intuito era o de tirar os jovens das ruas, dando-lhes uma nova oportunidade de formação cidadã. Logo, a Câmara Municipal de Cubatão deu crédito às intenções do CAMP e abriu espaço para que os patrulheiros pudessem colaborar com as atividades do Poder Legislativo.

Passados alguns meses após a sua fundação, a Prefeitura Municipal e diversas empresas do setor privado foram somando esforços à promoções sociais defendidas pelos fundadores e associados do CAMP.

Com a implantação de leis que garantiram importantes direitos para os jovens brasileiros, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (10.097/00), a Entidade foi se adequando às novas realidades sociais e tecnológicas e atualmente possui um excelente espaço e uma múltipla equipe, com capacidade para continuar oferecendo aos jovens e as famílias da cidade de Cubatão, o acesso às garantias necessárias para seu desenvolvimento pessoal. Tudo isso, graças aos esforços de inúmeras pessoas que não hesitaram em construir, no passado, um futuro de sucesso.

Hoje, o Centro de Aprendizagem Metódica e Prática “Mário dos Santos” tem orgulho de ostentar as parcerias que mantém com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal de Assistência Social, com o Poder Público e importantes órgãos e empresas de Cubatão como Petrobras e Usiminas, por acreditar que a confiança que depositam em seu trabalho é o resultado do padrão de qualidade que decidiu adotar em suas atividades.

Diretoria Executiva

Presidente - Arlindo Fagundes Filho
1º. Vice-presidente - Alex Ferreira dos Santos
2º. Vice-presidente - Arlindo Ferreira
1ª. Secretaria - Francisca Maria Pereira Lima
2° Secretário - Irineu dos Anjos
1º. Tesoureiro - Cicero João da Silva Junior
2º. Tesoureiro - Luiz Rogério de Azevedo Silveira
Diretor de Patrimônio - Antonio Vieira dos Santos
Diretora de Relações Públicas - Maria Érica Xavier Batista
Diretora Social - Erenita Maria Barbosa

Mário dos Santos - Fundador

Mário dos Santos, português da Cidade de Vagos, distrito de Aveiro, nasceu em 18 de abril de 1938, naturalizou-se Brasileiro em 1951, estabelecido em Cubatão, teve três filhas, Andréa, Luciana e Lívia.

Operário da Refinaria Presidente Bernardes/Petrobrás – Cubatão, Mário dos Santos tornou-se cidadão cubatense, no ano de 1971, por reconhecimento da Câmara Municipal de Cubatão, em nome da comunidade.

Participou ativamente da vida esportiva e social da cidade, como presidente de vários conselhos deliberativos, agremiações, sociedades de melhoramentos, entre outras, criando a maioria dos Estatutos Sociais dessas entidades, recebendo assim, o apelido de “Mário Estatuto”, porém o seu maior orgulho foi o de presidir o Conselho Deliberativo e a própria Associação Brasileira de Patrulheirismo.

Mário colaborou ainda com várias instituições no Litoral Paulista e outras regiões do País, defendendo com galhardia e tenacidade a causa da criança e do adolescente.

Foi comissário do Juizado de Menores da Comarca de Santos e posteriormente, comissário chefe em Cubatão. Além disso, o visionário português também exerceu cargos públicos na Prefeitura Municipal de Cubatão.

CAMP Cubatão

Rua José Vicente, 440 - Sítio Cafezal - Cubatão

Telefones: (13) 3361-1285 / Vivo 9 9665 0468 / Oi 9 8821 0428

Horário de Atendimento: das 08h às 17h